sexta-feira, 11 de abril de 2008

O que é Deus pra você?

Dizem que podemos sentir as coisas. Claro que podemos. De onde vem toda essa mágica de ir apenas ao supermercado e sentir-se feliz pelo resto do dia? Ou sair de casa cantarolando e, por um motivo ou dois, voltarmos à noite soltando fumaça pelas orelhas. Tudo bem, isso tudo pode ser químico-físico, psicológico, mas há [com certeza] certas coisas que nem Freud consegue explicar. E tenho pra mim que são esses sentimentos inexplicáveis que damos o nome de Deus. Ok ok, não confunda o Deus da igreja, que todo mundo prega como o homenzinho barbado com um cajado que, batendo-o no chão (que, no caso, seria o céu), vá te matar por qualquer merda feita. Claro que não. Eu entendo o tal "deus" como uma força que está fundida no nosso planeta. Afinal, é muita burrice acreditar que estamos sozinhos aqui, que somos a única forma inteligente e que o universo se resume a Terra, não é mesmo?.
Um certo dia eu estava pensando em o que é esse Deus pra mim. Eu detesto igreja, então a parte de religião eu deixo pra lá. Não consigo entender essa força como algo controladora. Então eu pensei: "poxa, o 'deus' que todo mundo fala, pode ser apenas uma força tipo mágica, que não se enquadre em nenhum aspecto científico e religioso, mas que está fundida em nós mesmos e no mundo ao seu redor." E então concluí que é nisso que eu acredito.
Eu fiz uma pesquisa recentemente sobre religiões e essa parada ficou encucada em mim. Fiz uma entrevista com um amigo meu e ele falou que conseguia sentir "deus" quando ia à igreja. E ai eu parei e pensei: "como assim sentir deus?" Mas não perguntei isso à ele.
Muitos assemelham o tal "deus" como um sentimento de paz, calmaria e esplendor, e eu às vezes penso nisso também. Mas também acho que isso deve ter algum lado ruim, como é o que acontece com o povo que finge literalmente que vai à igreja. Eu não gosto disso. Poxa, meu, se você tem uma religião, deve conhecer algo mais sobre ela do que só o Pai Nosso ou outra coisa qualquer, e não apenas fingir "ah, sou católico, agora vou à igreja" mas assim que sai de lá mete o pau em todo mundo. Calmaê, peralá, não é bem assim. Eu sei que tem muita gente que vai e leva isso tudo bem à sério, mas comigo não funcionou e pronto.

Quando eu fazia catecismo - obrigada - ficava discutindo com a mulherzinha lá (que nem parecia professora, mas sim uma beata) de onde vinha tudo isso. Talvez tudo tenha vindo somente pra alienar as pessoas e ganhar dinheiro com isso. Pra perceber, é só estudar um pouquinho de história. (E olhe que eu detesto história). Esse templo de mentira só foi criado por puro capitalismo, mas ai eu ja tô viajando demais e fugindo do assunto...

Então, eu queria dizer que eu não sei sentir o Deus que é pregado por aí e que é a imagem que você recebe quando faz o catecismo. Não consigo acreditar e sempre duvidei - e passei a desacreditar mais ainda quando li alguns livros de ficção científica (exemplo: O guia do mochileiro das Galáxias). Pra mim, o tal "deus" que todo mundo apelida é apenas uma forcinha com a qual todos nós - humanos ridículos e insanos - convivemos diariamente. Ela está aí, em qualquer lugar e não pode ser vista, pois nós somos criações tão insignificantes que nem a podemos enchergá-la.

Alguns dizem que isso é ser agnóstico. Talvez seja, né? Já me disseram também que o agnóstico duvida de tudo e sim, eu me enquadro nesse sistema. Então, vamos à praia curtir o sol que tá foda o calor, não se pode mais nem dormir à tarde, meo.