terça-feira, 1 de julho de 2008

1 de julho

É julho.

Nunca pensei nada sobre esse mês, mas um post no Salada me fez pensar em coisas que eu via e não parava pra enxergar. Não é nada sobre política, como o post lá têm, mas é só que.. o mês de julho tem uma certa importancia significativa fora os outros meses - que também têm, não é?

Julho é o mês dos cancerianos(pessoas do signo de câncer). Não sei bem ao certo, talvez por eu acreditar nessas baboseiras de signo, mas o mês mesmo tem uma ligação com o signo. Julho é um mês caloroso e cheio de altos e baixos - alguns altos demais, que permanecem até o fim do mês, outros baixos demais, que podem durar mais que um mês, ou quem sabe os que vão e vêm podem oscilar durante todo o mês.

É em julho que ocorre o transporte, a diferença entre o começo do ano e o final. Em julho é quando ficamos com uma de nossas pernas no degrau do fim do ano e a outra totalmente enterrada no começo. Julho é o mês de saída, mas também é o de chegada. É o que fica entre, podendo ser o mês mais gostoso como também o mais deprimente. É um mês de inspiração pr'o novo, ou uma renovada pr'o velho.

O mês de julho é um mês vitalício, um mês intenso e cheio de agonias, dúvidas, ascenções ou desgraças. Tudo pode acontecer em julho - inclusive nada. Acontece que, querendo ou não, você se transporta de um lado para outro do ano - e isso pode te mudar de alguma forma, sua família ou até seu trabalho - ou pode permanecer na mesma de sempre, sem que nada de novo aconteça.

Talvez julho tenha mesmo uma relação com Câncer. Por ser ascendente nele, sei muito bem da sua insegurança, das mutações que ocorrem, de querer tudo muito bem ponderado. Também é o signo onde as emoções ficam à flor da pele, a intensidade é que comanda quase tudo - porém, é um signo muito racional, daí o fato de querer tudo com cuidado e uma consideração minuciosa.
E parece que o mês é bem assim também.

Por ser o mês do meio, é o mês das mudanças. Mudanças, como eu já falei no post passado, são inseparáveis do ser humano, coisas que acontecem tão independente quanto dependente de nós. E, afinal, mudanças não são coisas simples de se fazer. Todas deveriam ser muito bem calculadas até chegarem a um resultado final exato - outra característica do canceriano. Algumas mudanças são difícieis, com muitos obstáculos pela frente, na qual devemos recorrer à alguem ou alguma coisa. Já outras podem ser simples, contudo, fazendo uma diferença enorme.

Então, aproveite o mês de julho pra mudar em algumas coisas. Não precisa sair por aí querendo mudar o mundo, até porque, não é você sozinho que vai conseguir. Mas não custa nada mudar em algumas coisas, coisas suas mesmo, ver por outro lado algumas opções de vida, tentar enxergar - como eu - o que não se está(va) vendo. É bom, às vezes, fazer uma lista (mental ou não, tanto faz) das coisas que você já fez e que deseja mudar. É bom evitar ares que você sabe que não são bons pra você e procurar novos que te fazem bem. Quem sabe, alguma novidade aparece pra te fazer mais feliz?

Julho é o mês onde conquistas e perdas acontecem, mas não é só por que algo aconteceu que se deve ver somente o lado ruim. Tente ver o lado bom das coisas, da vida, quem sabe por um ângulo melhor, já que a transição do mês ajuda um pouco. Se está tudo ruim, tente se superar. Tentar não custa nada - é uma das poucas coisas que não se paga pra fazer (ainda) - e se você não tentar nunca vai saber do que é capaz. Se não sabe como nem quando fazer, se supere mais a cada dia, vai indo até chegar onde é o seu limite. Mas, pense bem antes de se resolver e tente ver quais são realmente as possibilidades para que as coisas aconteçam. E quando pensar que tudo está resolvido, tente mais uma vez, talvez falte um pedaço ainda, algo que você não prestou muita atenção.

Julho é onde tudo pode acontecer. Mas isso só depende de você - 'ouuu será que nããão?' (frase de Cosmo - Padrinhos mágicos)



Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

Muda-se o ser, muda-se a confiança;

Todo o Mundo é composto de mudança,

Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,

Diferentes em tudo da esperança;

Do mal ficam as mágoas na lembrança,

E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,

Que já coberto foi de neve fria,

E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,

Outra mudança faz de mor espanto:

Que não se muda já como soía.



Luiz Vaz de Camões