sábado, 12 de julho de 2008

Insegurança

Sentir-se insegura faz parte do ser humano. De alguma forma, chega a ser involuntário o sentimento de insegurança. Por mais auto-suficiente que se possa transparecer, com certeza, no íntimo, há insegurança.

Por mais besta que possa parecer, mas todo mundo está muito cheio de se sentir seguro. É até raro, por exemplo, ver alguém que é realmente seguro de si, auto-suficiente, independente. Vão dizer que as mulheres são assim, mas, garanto-lhes, homens, vocês estão tremendamente enganados.

Mulheres são interessantes. Não é a toa que muito homem gosta delas. Como podemos ser - ao mesmo tempo - as rainhas (de salto e vestidinho) da independência do século XXI e sentirmos tanta insegurança quanto à tudo?! Bem, com certeza não é só sobre homens que as mulheres se sentem inseguras. Mas com relação à tudo: desde o dedo da unha do pé ao cabelo. E aí entra família, amigos, e até elas mesmas.

Eu acredito que os homens também sentem insegurança. Na verdade, todo ser humano - com essa máquina oculta em cima do pescoço - deve sentir insegurança. Em alguns momentos, talvez por alguma coisa, alguma pessoa. Ou até por si mesmo.

E porque não os animais? Ora, ora, os animais não protegem suas crias? Por acaso eles não sentem insegurança de perdê-los?

Talvez a insegurança seja uma forma de proteger-se de alguma coisa que poderá acontecer. Ou escondendo-se atrás de um muro em meio ao bombardeio - não só de informações - que o mundo é hoje. Talvez seja um instinto hereditário, mas ninguém sabe com quem ou como começou tudo isso. Ou talvez seja tudo uma grande mentira. Bem, só de falar já bate o medo de que tudo acabe de uma vez só.

O grande sentimento de insegurança prejudica - lógico, tudo que é demais faz mal. Mas talvez faça bem sentir isso, não é à toa que ele está internamente dentro de todo mundo. É uma briga contra o bem e o mal. E, talvez, tudo seja assim mesmo.

Afinal, essa coisa de bem e mal é tudo relativo mesmo. Einstein já não dizia?!


*edit:
E pra comemorar o dia do rock, vá a algum show e não fique inseguro de se soltar. Apesar de acharem que o rock acabou, para mim ele continua vivo, mas jamais como antes. Cada época com sua época, cada estilo com seu estilo. Como eu pensei antes de ver o post das pessoas, algumas coisas mudam, não tem como ser a mesma coisa sempre - até porque encheria o saco. Mas isso não é sinônimo de que algo morreu, apenas mudou. Podendo ser para pior ou melhor. A mesma coisa com a MPB e com os demais estilos musicais.
E eu prefiro o rock nesse quesito, mesmo. :)