sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Críticas valem a pena?

Um dia, eu e minhas amigas saímos para o intervalo da escola, e uma delas estava conversando conosco sobre sua infância. Quando pequena, essa minha amiga tinha uma tia que vivia reclamando, zombando dela porque ela era gorda. Sabe, coisas que tias chatas costumam dizer: "Menina, tu come demais!", "Olha a gula", "Que menina gorda, Dona Fulana" falando com a mãe dela.

Bem, a partir daí, essa minha amiga, mesmo pequena na época, criou um sentimento de raiva, ódio pela tia. Certo, eu até concordo, tudo bem que ela fique com raiva porque a tia julgava ela mal. Mas, tem certas coisas que não precisam ganhar necessariamente um rancor porque julgou mal.

Julgar é fácil. Muito, infinitamente mais fácil do que elogiar. Conheço gente que não solta um elogio por nada nesse mundo, só em casos muito raros. E também conheço gente que não os dispensa. Assim, a coisa é equilibrada. Até aí, tudo bem. Mas será que tudo o que nós julgamos é necessariamente válido? E pode ser ruim?

Qualquer um no mundo convive com críticas, sabe usá-las para bem ou para o mal. Na verdade, para criticar alguém vendo os aspectos negativos é muito mais eficaz, assim você demonstra o que a outra pessoa tem de ruim que você não tem, comparando-a a você mesmo. E, do mesmo modo, demonstra uma certa superioridade por aquela pessoa. Enfim, é fácil e eficaz.

Entretanto, nem toda crítica serve para especificamente criticar ou julgar algo de ruim. As críticas também podem vir para o bem. Para o seu bem. E porque não? Imagina se a tia da minha amiga, por exemplo, nunca dissesse à ela que ela era gorda, que precisava emagrecer e tudo mais? A menina iria continuar do jeito que estava, comendo sem pensar nas conseqüências, até que algum santo milagre a fizesse ver sua situação. Ou ela mesma ver a própria situação. E ver a própria situação é outro problema, até maior, e assunto para outro post também.

As críticas podem ser pontos de partida para uma leve mudança de hábito, no físico, ou qualquer outra coisa que esteja incomodando. Críticas podem servir para "abrir os olhos" da pessoa a quem se dirige, mostrando-a o que tem de ruim e que, com uma leve pincelada, isso pode ser mudado. Acontece que nem todas as mudanças são aceitas facilmente, e mudar exige muito esforço pessoal. É muito difícil mudar, ainda mais por um fator externo. Por isso que críticas são sempre mal vistas por todas as pessoas. Por serem sinônimo de julgamento, ou por verem aquilo que o atingido não quer ver.

Entretanto, críticas podem ser benéficas. O que faz uma crítica má, um julgamento ruim tornar-se uma crítica benéfica, quase um elogio, ou quem sabe até um conselho, é a forma como elas são jogadas em você, ou que você joga nas pessoas. É a atitude das pessoas que muda. A forma delas lhe dizerem as coisas. A atitude da tia da minha amiga foi rude, sim, e é por isso que ela ficou com esse rancor. A sua atitude é o que pode transformar uma aparente crítica ruim, um julgamento errado e grosseiro, para algo que você queira realmente dizer, algo que esteja te incomodando na outra pessoa. Uma crítica benéfica.


Críticas valem a pena. Mas quando são bem dadas.



--
PS: Ficou confuso? Sejam sinceros!