terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Confissões de Adolescente

Uma vez, uma amiga minha me falou alguma coisa sobre uma peça chamada Confissões de Adolescente. Ela me contou que era a história de quatro garotas contada no palco de um teatro, em forma de diário. A peça era hilária e marcamos um dia, quem sabe, por ventura, assistir. O tempo passou e de repente, me vi com o livro dessa história nas minhas mãos.

Confissões de Adolescente, que se tornou uma peça aclamadíssima, lotando teatros de Norte a Sul do país, e também uma série de televisão nos anos 90, não se trata exatamente de um livro. Está mais para roteiro de teatro, com alguns rabiscos pessoais. Na verdade, eu gostei de vê-lo como o próprio diário da autora (Maria Mariana, filha de Domingos de Oliveira), e me identifiquei bastante. O livro/diário/roteiro é cheio de desenhos, poemas rabiscados que parecem ter sido feito pela própria autora, quando adolescente (em letra cursiva); alguns depoimentos do pai, e situações. Não chega a ser uma história completa, cronológica, mas várias situações juntas e engraçadíssimas, que completam o conjunto da obra. (detalhe para "Bolhas de Sabão"). É um livro pequeno, divertido e próprio para adolescentes. A forma divertida com que a autora vai descrevendo as situações deixa a leitura mais confortável, eu consegui terminar em uma tarde.

Uma coisa interessante sobre a peça, foi que depois que eles deslancharam no teatro, as atrizes cresceram e se tornaram conhecidas (inclusive Ingrid Guimarães) e consagradas. E assim aconteceu com a maioria do elenco, que foi mudando ao longo dos anos, e também revelando várias estrelas do mundo das celebridades da Globo. Hoje, não se sabe (não diz no livro) se a peça ainda continua ativa, então eu não sei se isso continua acontecendo.

Por fim, o livro, que virou peça de teatro, e série de TV, hoje é um ícone na literatura e, aposto, que não há quem nunca tenha ouvido falar de Confissões de Adolescente, de Maria Mariana, filha de Domingos de Oliveira.

Para mais informações sobre o livro, acesse o site

Recomendado.


PS: Sobre a proposta de ver a peça feita lá em cima, hoje não sei mais se será possível... Seria mais divertido se eu tivesse nascido um pouco mais cedo e no Rio de Janeiro, assim poderia assistir com as atrizes reais. Mas hoje, conta no livro, que já mudaram diversas vezes de elenco, talvez não seja a mesma coisa, e também eu nem sei mais se ainda está passando.

PS2: Livro enviado pela Agência Frog para fazer a resenha. Obrigada! =D